Header Ads

Fragmentos da História de Araguari

Presume-se tenha sido Anhangüera (Bartolomeu Bueno da Silva) o primeiro desbravador da região araguarina quando no século XVIII se retirou de Sabará e emprendeu a exploração do Oeste, em demanda de Goiás.

Nos primórdios do século XIX, o então Comissário de Sesmarias na região do Triângulo Mineiro, Antônio Resende Costa, vulgo “Major do Córrego Fundo”, demarcou as sesmarias do Serrote, hoje fundão, Pedra Preta, atual Cunhas e outras. Tomou posse do terreno situado entre as sesmarias, doando-o à Igreja, como patrimônio da Freguesia instalada sob a invocação do Senhor Bom Jesus da Cana Verde do Brejo alegre.


Em abril de 1840 criou-se a Paróquia do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e em torno da capela os fazendeiros das imediações fundaram um povoado, ao qual deram o nome de Arraial da Ventania.

Em 1882 deu-se a criação do Município e da Vila, com a denominação de Brejo alegre, depois Araguari, em 1888. O nome dado à cidade, segundo se afirma, deve-se à existência na localidade de grande profusão de periquitos da espécie denominada “araguaris”.

A partir de 1896, com a inauguração da Estrada de Ferro Mogiana e posteriormente a Estrada de Ferro Goiás (1910), a vida do Município tomou novo incremento. Hoje é um dos mais importantes municípios do Estado de Minas Gerais.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em foto tirada no início do século XX


Foto de 1925 - Praça da Matriz, atual Praça Nilo Tabuquini, ponto de início de Araguari


1928 - Inauguração da Estação de embarque de passageiros da Estrada de Ferro de Goiás. Atualmente, com a denominação de Palácio dos Ferroviários, é sede Prefeitura do município

Década de 20 - Rua Municipal, hoje Rua Cel. José Ferreira Alves, uma das principais vias da cidade. A esquerda aparece o Grupo Escolar, atualmente sede da Secretaria de Obras.
.
Fonte:
Coleção de Monografias editada pelo IBGE – 1970

Fotos: Site da Prefeitura de Araguari